O que é Colonoscopia?

A colonoscopia é um exame de imagem, com o qual é possível fazer a visualização do interior do intestino grosso e da parte final do intestino delgado. As imagens deste exame são coloridas, em alta definição e também podem ser gravadas. O exame é realizado através de um endoscópio inserido pelo ânus, o que permite verificar a existência de lesões nas paredes intestinais. O exame é preventivo para o Câncer Colorretal, pois através dele é possível remover pólipos e retirar amostras de lesões suspeitas para serem enviadas para análise (biópsia).

Quando a colonoscopia é indicada?

A colonoscopia é realizada, geralmente, como prevenção de câncer intestinal em pessoas com mais de 50 anos. Nesse caso, recomenda-se realizar uma colonoscopia a cada 5 ou 10 anos ou, caso haja histórico familiar de câncer, em um intervalo de 3 a 5 anos. Em pessoas mais jovens, o exame pode ser requisitado em caso de:

  • Dores abdominais de causa desconhecida;
  • Sangramento intestinal;
  • Diarreia ou constipação crônica;
  • Exame de sangue oculto nas fezes com resultado positivo;
  • Investigação de anemia ferropriva;
  • Suspeita de câncer de intestino.
  • Complementação de investigação de resultados alterados em exames não invasivos, como radiografias, tomografias e ultrassonografias;
  • Acompanhamento de pacientes que tiveram pólipos removidos previamente.

Como é o preparo para o exame?

 Para que seja capaz de visualizar a mucosa intestinal sem interferências, é preciso fazer uma limpeza do cólon. Sendo assim, o paciente receberá instruções de como fazer isso. Em geral, esse processo é feito em casa com tranquilidade.
É recomendada uma dieta líquida, pobre em fibras e gorduras, durante cerca de 1 a 2 dias antes da realização do exame.
Também é indicado o uso de medicamentos laxativos específicos para acelerar o esvaziamento do cólon para assegurar que não haja restos de fezes no intestino durante a colonoscopia.
O consumo de líquidos é indispensável durante esses dias, uma vez que a diarreia pode causar desidratação. O paciente pode tomar sucos de frutas coados (exceto sucos com coloração avermelhada, por exemplo, sucos de uva ou morango), chás e café puro. Mas, o mais importante é manter a ingestão de água. Não se deve tomar leite, refrigerantes e bebidas alcoólicas.
É de extrema importância que o paciente informe ao médico sobre todas as medicações que usa, para que sejam feitos os ajustes necessários para a realização do exame.

Como é realizada a colonoscopia?

O procedimento começa com a sedação do paciente. Então, o paciente é colocado deitado de lado em uma maca. Essa sedação é feita para que o paciente não sinta desconforto durante o exame.
Em seguida o médico introduz o colonoscópio pelo ânus. O aparelho injeta gás para insuflar as alças intestinais e abrir passagem. Assim, avança lentamente através do reto e do intestino grosso (cólon) podendo chegar até o final do intestino delgado. Caso o médico encontre pólipos ou lesões suspeitas no caminho, ele pode fazer a retirada dos mesmos, já no momento do exame, além de coletar material para biópsia posterior. Em geral, o procedimento dura entre 20 minutos e 1 hora. Já o efeito da sedação pode durar por tempo variável. Assim, quando o exame acabar, o paciente não deve dirigir, trabalhar ou operar máquinas. Por isso, ele só deve ser liberado do hospital ou clínica na presença de um acompanhante.

Serviço Anterior
Aplicação e infusão de medicamentos
Próximo Serviço
Endoscopia
Menu